O uso responsável de ozônio na restauração de fogo

O ozônio (O 3 ) é um poderoso gás oxidante que tem sido usado desde o início de 1800. O ozônio é por vezes referido como "oxigênio triatômico", uma vez que contém três átomos de oxigênio, em vez de dois.

O ozônio ocorre muito facilmente na natureza, na maioria das vezes, como resultado de relâmpagos que ocorrem durante tempestades. O cheiro de ar fresco e limpo que percebemos depois de uma tempestade na maioria das vezes resulta da criação de ozônio pela natureza. Nós provavelmente estamos mais familiarizado com o ozônio a partir da leitura sobre a "camada de ozônio", que circunda o planeta acima da atmosfera da Terra. Aqui, o ozônio é criado por raios ultravioleta do sol e, em seguida, serve para nos proteger da radiação ultravioleta. O ozônio é produzido comercialmente através da utilização de luz ultravioleta e de descarga de corona.

Ele também pode ser produzido por um processo eléctrico no qual um par de elétrodos são separados por meio de ar, quando o potencial elétrico que se acumula de um gerador. Muitos geradores de ozônio no mercado hoje empregam um, se não ambos os métodos.

Em relação à indústria de restauração de vítima de fogo em propriedade, o gás ozônio é mais utilizado para remover os odores na roupa causada por bactérias e fumaça. Neste caso, uma sala de ozônio é utilizada, todo o vestuário odoríferos é pendurado em prateleiras e exposto a gás de ozônio durante 24-48 horas, dependendo da severidade do odor. O gerador de ozônio é deixado de fora da sala e uma mangueira de conexão curta permite que o gás de ozônio flui para o quarto. O ozônio é um pouco mais pesado que o ar e só irá estratificar em ambientes muito calmos. A difusividade do ozônio permite que ele se espalhe facilmente ao longo de um quarto. É aconselhável colocar um pequeno ventilador de circulação na sala para ajudar a dissipar o gás e penetrar bem.

Embora o ozônio é muito poderoso, é muito instável e começa a decompor-se instantaneamente. A sua meia vida varia desde poucos segundos a várias horas. Quando o ozono entra em contacto com compostos orgânicos ou bactérias, o átomo de oxigénio adicional destrói o contaminante por meio de oxidação. O ozônio se decompõe em oxigênio depois de ter sido usado, por isso não é nocivo no produto utilizado.

Ozônio irá neutralizar praticamente todos os odores orgânicos, especialmente aqueles que contêm carbono como elemento base. Isto irá incluir todas as bactérias e os grupos de fungos, bem como fumo, deterioração, e odores de cozinha. Ozôno não é tão eficaz em odores inorgânicos, como o amoníaco, fosfatos, nitratos, sulfatos, cloretos, etc

O ozônio é um gás tóxico. No entanto, ele pode ser utilizado com segurança quando implantado por geradores especializados sob considerações adequadas. O odor de ozônio é detectável pela maioria das pessoas com um nível de 0,003-0,015 ppm e se tornam intoleráveis ​​para a maioria das pessoas a 0,15 ppm. O consenso geral é que, quando você pode sentir cheiro de gás ozônio é hora de evacuar a área. Uso de ozônio é regulado pela OSHA, Occupational Safety and Health Agency, e estipulou que o nível permitido de segurança ou de ozônio residual é de 0,1 ppm como uma média ponderada para um dia de 8 horas. Durante a exposição ao ozônio, afeta o nosso sistema respiratório. Sintomas como olhos lacrimejantes, tosse, peito pesado e um nariz entupido vai indicar que o gás está a atingir níveis elevados.

Os benefícios da utilização do ozônio para o trabalho de restauração são fantásticos. Moléculas de odor de fumaça que se infiltram todas as superfícies porosas podem ser permanentemente removidos pelo gás ozônio. Apenas ozônio funciona em o mais teimoso de todas as moléculas de odor, sendo a proteína. Odores associados com cadáveres, e outras formas de degradação, como falha no congelador resistiram as longas tentativas normais de desodorização química. Ozônio tem novamente a potência para neutralizar estes contaminantes.

Uma das características mais positivas sobre o ozônio é que ele executa o seu trabalho e, em seguida, volta a ser oxigênio normal dentro de 15 a 30 minutos. No entanto, outras garantias devem ser observadas, além de evacuação. Devido à sua natureza oxidante, os ataques de ozônio degrada borracha natural, assim como um laminado de sílica deve ser aplicada a carros e freezer e molduras das portas. O ozônio também se decompõe e, assim, se oxida rapidamente na presença de umidade. Alta umidade relativa do ar pode aumentar sua ação. Peróxido de hidrogênio, um alvejante leve, o ozônio se forma quando é exposto à umidade,  por isso certos produtos têxteis devem ser removidos.