Ozônio e Desinfecção de Efluentes

Desinfecção de Efluentes

O uso do ozônio para a desinfecção de águas residuais tem vindo a crescer em popularidade devido aos regulamentos estritos sobre coliformes fecais e outros agentes patogenicos. Como os custos de produtos químicos estão crescendo, o ozônio se torna uma solução mais rentável para desinfecção de águas residuais. O ozônio pode ser produzido no local com o oxigênio do ar ambiente. Só a energia elétrica é necessária para a operação.

Quando os limites de descarga de patógenos são reduzidos, a solução natural é a de adicionar produtos químicos adicionais para atender a esses novos limites. A adição de mais produtos químicos a um fluxo de efluente de águas residuais para a desinfecção pode parecer uma solução fácil no primeiro instante, no entanto, em muitos casos, estes produtos químicos devem, então, ser removido do efluente de águas residuais antes da descarga, devido a limites desses produtos químicos. Por exemplo, se o cloro é usado para a redução da E. coli o cloro deve ser removido usando de-cloração antes da descarga de águas residuais. Se 20% a mais de cloro é necessário para atender aos novos limites de descarga de águas residuais, 20% de-cloração também deve ser aplicada a essa água. Com o tempo, estes custos podem realmente expandir.

Propriedades reativas de ozônio permiti matar rapidamente as bactérias. Na verdade, o ozônio é dez vezes mais forte do que o cloro como desinfectante.


O ozônio é uma solução verde

O ozônio é uma solução verde para a desinfecção de águas residuais. O ozônio é produzido no local e é tudo natural, formado a partir de apenas oxigênio. Nenhum subproduto ou produtos residuais são formados na criação de ozônio.

A utilização de ozônio elimina a necessidade de transporte de produtos químicos para o local.
O ozônio é produzido no local a partir do ar e eletricidade, todos os recursos renováveis.
O ozônio é um recurso totalmente renovável.
Potencial de armazenamento de produtos químicos perigosos, é removido com a utilização de ozônio.
Depois do ozônio dissolvido em água, o ozônio reverte ao oxigênio não deixando nenhum resíduo na água.

Ação em Água Cloro Ozônio
Potencial de Oxidação (Volts) 1.36 2.07
Bactérias Desinfecção Moderada Excelente
Desinfecção de vírus Moderada Excelente
Environmentally Friendly Não Sim
Remoção de cor Moderada Excelente
Formação cancerígena Provável Improvável
Oxidação de orgânicos Moderada Alto
Micro floculação Nenhum Moderada
Efeito do pH Variável Reduz
Meia Vida em água 2-3 Horas 20 Minutos

 

Riscos de operação

Pela Toxicidade Alto Moderada
Toxicidade de Inalação Alto Alto
Complexidade de implementação Baixo Alto
Custo Baixo Alto
Custo Uso Mensal Moderada alta Baixo
Ar pré-tratamento Nenhum Extenso

 

A vantagem do Ozônio

Usando ozônio para desinfecção de águas residuais oferece muitas vantagens em economia de custos, economia de espaço, economia de mão de obra, e água limpa. Mais e mais plantas de águas residuais estão fazendo a transição para o uso do ozônio para aproveitar essas vantagens.

  • O ozônio não deixa residuos, portanto, apenas a injeção de ozônio residual é necessário. Não é necessário aplicação de segunda aplicação química para têmpera.
  • O ozônio é produzido no local a partir de recursos renováveis ​​e não requer armazenamento de produtos químicos.
  • O ozônio é limpo, seguro e confiável, ocupando menos espaço do que o tratamento químicos que necessitam de armazenamento.
  • Usando ozônio,  poupa-se dinheiro, eliminando em curso custos químicos.
  • Ozônio irá destruir todas as bactérias, sem preferência de um tipo de organismo. O ozônio também irá remover alguns DBO, DQO, e muitos outros contaminantes no fluxo de águas residuais. Muitos clientes comentam sobre a clareza da água após a mudança para o ozônio.
  • O ozônio é eficaz em águas residuais com TDS e os níveis de SST que podem não ser aceitável com desinfecção UV. Portanto, a filtração não será necessária para a utilização de ozônio em muitas aplicações de águas residuais.
  • Subprodutos como o trihalometanos (THM) não são formados com a utilização de ozônio.


O ozônio é um desinfectante eficaz para muitas variedades de patogenios.


Benefícios secundários do uso do ozônio

O uso do ozônio na desinfecção de águas residuais ganhou popularidade nos últimos anos devido aos efeitos secundários que o ozônio pode oferecer em algumas aplicações. Estes benefícios secundários ajudaram a fazer do ozônio uma alternativa econômica e uma alternativa necessária em algumas aplicações.

Remoção de cor com o ozônio é um uso comum do ozônio. Embora o ozônio é usado principalmente para a desinfecção, um efeito secundário é a remoção da cor do fluxo de água de efluentes. Usando o ozônio para a desinfecção, pode oferecer a eliminação de uma segunda tecnologia usada para a remoção da cor.
A oxidação de compostos que causam odor na água pode também ser um efeito secundário da utilização do ozônio em águas residuais. Ao eliminar esses compostos para controle de odores, pode ser efetuada durante o processo de desinfecção.
Remoção de micro-poluentes de água utilizando ozônio está ganhando atenção devido ao ritimo acelerado. Usando o ozônio para a desinfecção de águas residuais podem oferecer o benefício derivado da remoção de micro-poluentes e eliminar a necessidade de adicionar processos na corrente de tratamento com os regulamentos futuros.
Os sólidos suspensos também podem ser removidos ou reduzidos com a utilização de ozônio. O ozônio é normalmente usado para a remoção dos sólidos em suspensão na água potável, estes mesmos efeitos podem ser alcançados nas águas residuais.

Informações sobre desinfecção de ozônio e de contato cinético do Tempo


História do Ozônio e Desinfecção de Efluentes

O ozônio usado para desinfecção de águas residuais tornou-se popular no início, quando o uso generalizado de ozônio ganhou popularidade na década de 1970 e 1980. Devido à falta de confiabilidade dos equipamentos e os custos crescentes, o uso de ozônio quase desapareceu completamente a partir deste periodo. Nos últimos anos, no entanto, o ozônio está recebendo uma nova chance em vários locais em todo o EUA e Europa. Isto é em parte devido à melhoria na confiabilidade do equipamento e menor custo, no entanto, a principal razão para esse renascimento são os benefícios secundários que o ozônio oferece, juntamente com o aumento dos custos de produtos químicos que criam uma vantagem econômica.